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PILATES - O MÉTODO

O Método Pilates é constituído por um conjunto de exercícios físicos que promove equilíbrio entre corpo e mente. Esse método, desenvolvido por Joseph Hubertus Pilates tem como objetivo fortalecer os músculos e articulações, melhorar a flexibilidade desenvolvendo o controle do corpo e da mente contribuindo para um aspecto físico satisfatório,

 redução do stress e ansiedade, alívio de dores agudas e crônicas, aumenta ainda a capacidade respiratória proporcionando maior oxigenação cerebral. Contribui também com o aumento da capacidade de concentração, melhorando o desempenho profissional.

O método Pilates é indicado para reabilitação física, condicionamento físico geral e bem-estar. Uma vez que a aula é supervisionada por um instrutor que orienta o(s) aluno(o) na execução dos exercícios, sendo estes direcionados às necessidades de cada pessoa, o Pilates pode ser praticado por pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico. Inclui-se atletas, idosos, gestantes e adolescentes. Tem duração de 1hora cada sessão.

A série de exercícios é voltada ao condicionamento de cada aluno, trabalhando todos os grupos musculares de forma global. A ênfase nas aulas de Pilates não é somente o trabalho muscular, mas também a mobilização das articulações, a concentração, o equilíbrio, a respiração, tudo isso feito com o controle constante do centro de força ou power house (que é a área entre a base da caixa torácica e a linha que vai de um quadril a outro), dessa forma o abdômen é um músculo

sempre muito exigido durante as aulas.

O método pilates tem seis princípios básicos, são eles: concentração, controle, centralização, fluidez, precisão e respiração. Vamos descrever cada um deles para que todos percebam a importância do conjunto!

PRINCÍPIOS DO PILATES

• CONCENTRAÇÃO:

O aluno deve prestar atenção a cada movimento que está executando, sempre visualizando o próximo passo do exercício, dessa forma o sistema nervoso central vai escolher a combinação correta de músculos para executar o movimento. Corpo e mente devem trabalhar de forma coordenada!

• CONTROLE:

Todos os movimentos são feitos de forma controlada, o importante é a qualidade do movimento e não a quantidade.

• CENTRALIZAÇÃO:

Todos os movimentos originam-se a partir do centro de força (abdome, quadrado lombar e glúteos). Antes de iniciar um exercício, o centro de força deve ser ativado de forma a estabilizar a coluna protegendo-a de possíveis lesões.

• FLUIDEZ:

Os movimentos são feitos de forma leve e controlada, sem "trancos", como uma dança suave!

• PRECISÃO:

Movimentos coordenados e precisos. Pilates dizia "Concentre-se nos movimentos certos cada vez que você faz um exercício, caso contrário, você os executará de forma inadequada e eles perderão os seu valor".

• RESPIRAÇÃO:

É feita de forma profunda, a respiração adequada durante os exercícios oxigena o sangue e elimina os gases nocivos. A inspiração é feita pelo nariz e a expiração pela boca, durante a expiração o abdome é suavemente afundado (umbigo na direção das costas) e contraído.

Não é nada fácil dominar todos os 6 princípios, por isso, é acrescentado ao aluno gradualmente, cada um do princípio através de exercícios básicos, para que possam reeducar seus movimentos e progredir para exercícios mais desafiadores de forma segura e coordenada.


A HISTÓRIA

Joseph Hubertus Pilates (o método tem o nome do seu criador) nasceu na Alemanha em 1880. Foi uma criança doente que sofria de asma, raquitismo e febre reumática. Sua determinação em se tornar fisicamente mais forte o levou a estudar várias formas diferentes de movimento durante toda sua vida. Na juventude estudou e praticou boxe, yoga, esqui, mergulho, ginástica, dentre outras atividades.

Durante a Primeira Guerra Mundial, em 1912, Joseph Pilates ganhava a vida na Inglaterra como lutador de boxe e foi considerado um inimigo estrangeiro, sendo preso em um campo de concentração onde passou a trabalhar como enfermeiro. Estando ali, Pilates começou a experimentar exercícios com as molas fixadas nas camas, como uma tentativa para reabilitar soldados feridos na guerra.

Os soldados foram capazes de aplicar movimentos de resistência em seus músculos estando em suas próprias camas, assim Pilates descobriu um sistema de exercício que acelerava a recuperação dos mesmos. Em 1926, Pilates emigrou para os Estados Unidos e fundou um estúdio em Nova York, o Método primeiramente foi chamado de "Contrologia" (a arte do controle). Pilates e seu método logo adquiriram seguidores entre os membros da comunidade da dança.

Dançarinos famosos como Martha Graham e George Balanchine tornaram-se devotos do método. Pilates morreu em 1967, aos 87 anos. Sua esposa Clara continuou seu trabalho ensinando e comandando seu Studio junto a Romana Kryzanowska até sua morte em 1976.

Hoje, seu método e exercícios são utilizados em todo o mundo por companhias de dança, atletas profissionais, praticantes de atividades físicas e etc. Pilates dizia que seus conhecimentos e sistema de exercícios estavam 50 anos a frente de seu tempo, hoje podemos dizer que o tempo confirmou a verdade de suas afirmações

BENEFÍCIOS DO MÉTODO

• Alonga e fortalece o corpo;
• Promove a mobilidade de músculos e articulações;
• Corrige a postura, melhora a coordenação, o equilíbrio e alinhamento do corpo;
• Previne e reduz riscos de lesões, alivia o stress;
• Desenvolve corpo-mente e espírito de maneira uniforme;
• Exercita todos os músculos a partir da concentração no centro de força (abdômen);
• Alivia dores musculares e/ou articulares;
• Aumenta a capacidade e controle respiratório;
• Aperfeiçoa o desempenho desportivo;
• Aumenta a auto-estima;
• Desenvolve a Consciência Corporal;
• Correção Postural;
• Aumenta a Flexibilidade;
• Trabalha a Força;
• Melhora o Equilíbrio;
• Fortalece todos os grupos musculares;
• Alívio de Tensões e Dores Crônicas;
• Tonificar todo o Corpo;
• Aumenta o Desempenho Sexual.